A Terapia Intensiva: Como Médico Intensivista e idealizador da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, tem a concepção da importância da UTI humana, de qualidade, democrática e multidisciplinar. Visualizando a formação técnica, tem ido, com sua equipe, em vários estados do Brasil proporcionando troca de experiências e colaborando na formação técnica e de protocolos clínicos das variadas Unidades Intensivas Brasileiras. Ainda tem fornecido apoio a Tecnologia Nacional, ampliando opções técnicas tão necessárias no ambiente-UTI.

A SOBRATI: A Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva foi criada em 2003 acreditando no ideal Nacional, no exercício da cidadania, na superação e igualdade social. Trabalha para a democratização, Qualidade e Humanização das UTIs Públicas e Privadas. É a maior Sociedade que aglutina Intensivistas de todas as profissões de saúde no Brasil, tem caráter educativo e orientador. Já formou mais de 1.000 profissionais no sistema de pós-graduação, treinando mais de 10.000 profissionais e acadêmicos. Hoje é a maior Sociedade Internacional de UTI, sendo modelo interdisciplinar.

A Revista Intensiva: Ao criar a Revista Intensiva procurou, como Diretor Científico e apoio dos Coordenadores Editoriais,  empenhar-se em modernizar o diálogo científico, efetuar trabalhos objetivos, práticos e de fácil publicação para inúmeros profissionais das diversas áreas e profissões. A Ri renovou a concepção quando em design colorido, transformou Revista Técnica com visual atualizado. Ainda tem sido um marco a sua distribuição e gratuidade para mais de 800 Unidades das principais capitais e interior brasileiro.

O Site MedicinaIntensiva: Surgiu da necessidade de comunicação atualizada, ampla e de tecnologia acessível. Tornou-se definitivamente opção de pesquisa para comunidade intensivista nacional e até internacional. É recorde na categoria, segundo Comitê Gestor da Internet, e foi mais uma pequena idealização concretizada aos longos do exercício profissional em UTI.

O aspecto Multidisciplinar e Interdisciplinar da UTI: Verdadeiramente talvez tenha sido a maior ação direta e ampliada para inserção e reconhecimento de vários profissionais no atendimento do paciente crítico, onde ex-alunos, profissionais, professores e diretores não médicos trabalham lado a lado em ambiente igualitário de forma conjunta com bons e qualificados profissionais.

O Transporte Aeromédico: Empenhado e dedicando esforços para proporcionar conforto, rapidez e segurança no transporte do paciente crítico estável, busca a democratização do transporte aéreo para inúmeros pacientes desprovidos de recursos e dependentes do Estado. No momento, ainda não conseguiu concretizar e efetuar esta ampliação, mas espera que em breve futuro, estará ampliando aeronaves-UTI levando a tecnologia a população independente da sua condição financeira.

A igualdade Social de Oportunidades: Acreditando na superação e igualdade de oportunidades, bem como acesso a moradia digna, alimentação, saúde e educação, colabora com sua equipe na formação educacional do país e nação, tendo orgulho de todos profissionais que se dedicam suas vidas para salvar vidas.

A UTI ABERTA: A abertura gradual da Unidade de Terapia Intensiva transformará a humanização, trará em breve mudanças profundas no atendimento, o isolamento e a aproximação da família para com seu familiar é inevitável e necessário, Dr Ferrari luta por isso .